Manchas nos dentes: causas e como proceder

Manchas nos dentes podem representar várias situações.

Aqui, iremos abordar algumas das mais frequentes no consultório odontopediátrico.

MANCHAS BRANCAS

As manchas brancas – ou claras – podem ter várias causas, entre elas: cárie, hipoplasia do esmalte, hipocalcificação, entre outras!

Vamos tratar, neste post, da mancha branca de cárie!

A cárie dentária é uma doença que progride de forma lenta. Seu primeiro sinal clínico é representado por uma ou mais manchas brancas (lembrando que nem toda mancha branca é cárie). Esse estágio pode ser reversível diante do correto tratamento, como aplicação de flúor.

Na cárie dentária, há a formação de uma lesão subsuperficial por perda mineral, mas a camada externa do esmalte é mantida intacta, por isso, sua identificação precoce não é tão simples como parece.

As cáries só se tornam facilmente visíveis no estágio de lesão no esmalte, evoluindo para formação da cavidade até a destruição total da estrutura dentária, por isso a necessidade de um diagnóstico precoce realizado por um profissional qualificado.

Caso não haja tratamento, a lesão evolui até a destruição da estrutura dentária.

Vale lembrar que dentes com erosão estão mais suscetíveis à cárie. A erosão dentária vem crescendo significativamente e se tornando mais precoce no Brasil, pelo aumento do consumo de substâncias como refrigerantes e bebidas isotônicas.

Portanto, é preciso tratar não somente das causas da cárie, mas também relativas à erosão dentária.

MANCHAS ESCURAS

Algumas vezes, aparecem manchas escuras nos dentinhos dos pequenos. Embora não exista apenas uma causa para isso, muitas vezes trata-se de uma espécie de bactéria que possui uma pigmentação escura, causada pelo composto férrico, formado pela reação da bactéria com a saliva. Elas são conhecidas como “bactérias cromogênicas”.

Estas bactérias podem surgir ainda na infância. Apesar de precisarem ser removidas, já que causa prejuízo estético, essas bactérias competem por alimento com a bactéria causadora das cáries, sendo assim, pessoas que possuem as bactérias cromogênicas apresentam menor atividade da bactéria da cárie. O cenário ideal é a ausência de ambas as bactérias. Para isso, uma boa higiene bucal é fundamental, além do acompanhamento contínuo com o odontopediatra.