top of page
Buscar
  • Foto do escritorEquipe Dra. Eliane Garcia

O QUE SÃO AS CÉLULAS-TRONCO DO DENTE E AS DIFERENÇAS DAS DO CORDÃO UMBILICAL

Atualizado: 4 de fev. de 2021


O QUE SÃO


Células-tronco são unidades que conseguem se transformar-se em diversas outras células de seus respectivos tecidos e órgãos, o que as diferencia das células comuns.


Células-tronco têm o potencial de recompor tecidos danificados e, assim, auxiliar no tratamento de diversas doenças.


As células-tronco dos dentes de leite estão presentes em todos os 20 dentes de leite da criança, no tecido pulpar da raiz, sendo que polpas saudáveis dos dentes de leite possuem células-tronco altamente proliferativas.



DIFERENÇAS ENTRE CÉLULAS-TRONCO DO DENTE DE LEITE X SANGUE DO CORDÃO


Multiplicação In Vitro


As células-tronco dos dentes de leite possuem grande potencial de multiplicação in vitro, já que do cordão não se multiplicam.


Versatilidade


As células-tronco dos dentes de leite possuem capacidade de se transformar em vários tipos de células, enquanto a do cordão apenas em células da linhagem sanguínea.


Coleta


A coleta das células do dente é feita no consultório, no ato que o dente, já em vias de cair, conclui a sua esfoliação com o auxílio de instrumentos ou mesmo de forma manual, sem nenhum desconforto para o paciente.


Quando os dentes caem naturalmente, eles se tornam mais susceptíveis a terem sua polpa necrosada, uma vez que foram separadas do seu fornecimento de sangue há algum tempo. Porém, caso seja o último dente decíduo da criança, este deve ser considerado para a coleta.

Quanto às células do cordão, estas só são possíveis de serem coletadas no momento do parto.


CONSERVAÇÃO


As células são conservadas por meio da criogenia e se mantém aptas a serem utilizadas ao longo da vida.


FICA A DICA


Considerando todos os fatores e benefícios futuros que elas podem trazer à criança, na possibilidade de sua saúde se tornar debilitada, a coleta das células-tronco da polpa deve ser realizar na primeira oportunidade.


Para saber mais sobre o processo de extração e conservação das células-tronco dos dentes, entre em contato com a Dra. Eliane Garcia, credenciada ao Centro de Criogenia Brasil: https://ccb.med.br/

128 visualizações0 comentário
bottom of page