top of page
Buscar
  • Foto do escritorEquipe Dra. Eliane Garcia

Pericoronarite – que problema é esse?

Atualizado: 22 de set. de 2021



Não se trata de um problema típico da infância, mas sim da fase jovem/adulta, por estar normalmente associado ao nascimento dos dentes do siso (ou terceiros molares).


A Pericoronarite é uma inflamação – podendo acumular uma infecção – causada pelo processo de rompimento dos tecidos moles que envolvem os dentes.


Os sintomas mais comuns são o inchaço na região e dor. Quando há a presença de infecção, o paciente também relata mau hálito e gosto ruim na boca.


A presença de infecção, com secreção de pus, indica um avanço do problema e, se não resolvido há tempo, pode causar sérias implicações.

Quanto menor o espaço para o terceiro molar se desenvolver na arcada, maior a chance de o problema aparecer, um dos motivos que é indicada a extração do siso, após avalição pelo profissional.

Outra questão que favorece o aparecimento do problema é a dificuldade em se alcançar os terceiros molares para a escovação, por isso é importante o uso de escovas próprias, como a unitufo (já falamos sobre esse assunto AQUI).

O acompanhamento periódico com o Dentista (ou Odontopediatra no caso de crianças e gestantes), é fundamental, já que mesmo quando há ausência de dor, o problema pode estar se instalando. Somente a avaliação bucal irá certificar que os dentes estão nascendo corretamente.


EVITANDO O PROLEMA


A higiene bucal é a melhor maneira para evitar não só a Pericoronarite, mas de todas as afecções bucais:

- Escove os dentes ao menos duas vezes ao dia, certificando-se de realizar uma boa escovação; - Use o fio dental diariamente;

- Utilize uma escova unitufo para alcançar melhor os dentes traseiros; - Apenas utilize enxaguante bucal com recomendação profissional e a formulação adequada. Uma boa higiene bucal pode reverter o quadro de Pericoronarite no início do problema. Caso isso não ocorra, o Dentista fará a indicação do tratamento de acordo com o caso do paciente, podendo ser apenas medicamentoso ou cirúrgico.


601 visualizações0 comentário
bottom of page