top of page
Buscar
  • Foto do escritorEquipe Dra. Eliane Garcia

PLACA PALATINA DE MEMÓRIA: O QUE É QUAL A SUA FINALIDADE

A Placa Palatina de Memória (PPM) tem a função de estimular a língua e lábio superior e o desenvolvimento da respiração nasal. Ela foi desenvolvida pelo Médico Reabilitador argentino Rodolfo Castillo Morales como parte de um tratamento que tem com o objetivo promover equilíbrio neuromuscular da face e pescoço.





A PPM é indicada para bebês com diagnóstico funcional de hipotonia muscular e labial (pouco tônus muscular), com protusão lingual (língua para fora da boca) e malformação craniofacial. Esses sinais estão ligados a síndromes como Down, de Möebius, de Pierre-Robin, de Beckwith-Wiedmanne e, ainda, de Paralisia Cerebral.


‍Nem todos as crianças com as síndromes citadas precisam usar a PPM. O diagnóstico preciso é essencial para não ocorrer sobretratamento.


Quanto antes iniciar a estimulação com a PPM, melhor será o prognóstico para o paciente, devido ao fato do desenvolvimento bucal e do sistema nervoso central  ocorrerem em grande parte até o primeiro ano de vida. Portanto, o ideal é que o tratamento comece por volta dos 3 meses de idade do bebê.


O tratamento é transdiciplinar, ou seja, feito em conjunto com a Fonoaudiologia até que a criança apresente um bom equilíbrio orofacial.



84 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page